O Quinteto Brasília lançou em 2009 seu primeiro CD, intitulado “Brincadeira a Cinco”, com repertório de obras brasileiras originais e arranjos para essa formação instrumental. O CD Brincadeira a Cinco do Quinteto Brasília, foi lançado pelo selo Ethos Brasil, e está disponível para compra!
O Quinteto Brasília é um conjunto de câmara de referência, formado por profissionais do mais alto nível artístico, atua desde 2000, com uma proposta de apresentar ao público repertório audacioso e envolvente, incluindo novos compositores.
O quinteto que gravou o CD contava com a maestria de Felix Alonso na clarineta e Stanislav Schulz na trompa. Esses dois excelentes músicos não moram mais no Brasil. Atualmente, o grupo é formado por Sérgio Barrenechea, flauta; José Medeiros, oboé; Marcos Cohen, clarineta; Gustavo Koberstein, fagote; Daniel W. Araújo, trompa. O quinteto também já teve o privilégio de ter entre seus colaboradores os fagotista Heleno Feitosa e Flávio Lopes de Figueiredo Junior e o clarinetista Johnson Machado.
Quinteto Brasília no Festival Tra Amici promovido pela Embratur e Embaixada Brasileira na Itália, ensaio para concerto na Sala Palestrina do Palácio Pamphilj, Roma, 2018.
Em 2004, o quinteto foi premiado no Encontro de Música Instrumental do SESC de Brasília, com a peça “Quinteto n. 2” de Rodrigo Lima. Em 2005, o quinteto realizou apresentações em Uberlândia, Goiânia, Maringá, Londrina e Brasília. O grupo participou dos seguintes eventos: 25º Festival de Música de Londrina, I Festival Internacional de Inverno de Brasília e do Festival “Inverno em Festa” de Palmas-PR (2006). Em 2011, o Quinteto Brasília apresentou concerto na Casa Thomas Jefferson em Brasília e no Teatro Leão Formoso em Patos de Minas.
Em 2013 e 2014, o Quinteto Brasília participou do Projeto Sonora Brasil do SESC que teve o tema “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”. Foram mais de 130 concertos em todo o território brasileiro.
Em 2015, o grupo participou do 3o Festival Fortaleza Instrumental com apresentação de concerto no SESC Iracema em Fortaleza. O Quinteto Brasília se apresentou em concerto especial para o o ECAI em Brasília e apresentou concertos e masterclasses na Mostra de Música e Sabores do Cerrado 2016, promovida pelo SESC Anápolis.
Quinteto Brasília projeto Brasil Orquestral, Caixa Cultural Salvador, 2017.
Em 2017, O Quinteto Brasília participou na série de 3 concertos Brasil Orquestral na Caixa Cultural Salvador, em um projeto que mescla shows de renomados grupos do estilo com intervenções coreográficas de Bárbara Barbará e curadoria de Gil Vicente Tavares e comentários didáticos do maestro Carlos Prazeres. O Quinteto Brasília foi convidado a se apresentar na Comemoração dos 73 anos da FEB na Itália em concertos em Roma, Pistoia, Montese e Porreta Terme, evento promovido pelo Embratur, Ministério da Defesa e Embaixada Brasileira em 2018.
Repertório do CD Brincadeira a cinco
Amaral Vieira (n. 1952)
Divertimento Piccolo
Arthur Bosmans (1908-1991)
Brincadeira a cinco
Marcos Cohen
Quinteto miniatura nº 1*
Rodrigo Lima (n. 1976)
Quinteto nº 2*
Liduino Pitombeira (n. 1962)
Ajubete Jepê Amô Mbaê
Suíte Hermética
I. Conversando com Itiberê / II. Incelença / III. São João em Arapiraca / IV. Arrasta-pé
Ernesto Nazareth (1863-1934)
Odeon arr. Antonio Bruno
Waldir Azevedo (1923-1980)
Pedacinhos do Céu arr. Maestro "Duda"(n.1935)
Pixinguinha (1897-1973) e Benedito Lacerda (1903-1958)
Naquele Tempo arr. Airton Barbosa (1942-1980)
Descendo a Serra arr. José De Geus
Zequinha de Abreu (1880-1935)
Tico-tico no Fubá arr. Isac Emerick
Benny Wolkoff (1921-1995)
Chôro
* obras dedicadas ao Quinteto Brasília
Quinteto Brasília
Sérgio Barrenechea, flauta / José Medeiros, oboé / Felix Alonso, clarineta/
Gustavo Koberstein, fagote /
Stanislav Schulz, trompa
Quinteto Brasília em apresentação inédita. Partituras recebe o conjunto de câmara, que executa peças de Waldir Azevedo e Dimas Sedícias, emntre outros. Brasília é considerada um grande polo musical, que recebe pessoas dos quatro cantos do país e do exterior. Com uma orquestra de renome, uma reconhecida escola de música e uma das maiores faculdades de música do Brasil, a cidade tem um ambiente cultural mais do que propício para o surgimento de conjuntos de câmara. Um deles é o Quinteto Brasília, convidado do Partituras desta semana. O repertório do conjunto traz uma série de obras de compositores brasileiros, como Amaral Vieira, Edino Krieger, Waldir Azevedo e Dimas Sedícias.
Ficha técnica
O CD é um lançamento da gravadora Ethos Brasil
Gravação:
Sérgio Barrenechea, Jirau Home Estudio, Goiânia, Goiás, maio e dezembro de 2005 (faixas 1, 3, 5, 6, 7, 8 e 9)
Ricardo "Boy" Nakamura, Estúdio Quintal, Sobradinho, DF, dezembro de 2006 (faixas 2, 4, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)
Produção executiva: Sérgio Barrenechea
Edição e Mixagem: Sérgio Barrenechea e Ricardo "Boy" Nakamura
Masterização: Flavio Goulart
Fotos / Photos: Mauro Kury
Projeto Gráfico / Graphic Design: Tiago Schitkoski
CD Brincadeira a cinco está esgotado!