Apesar de o público contemporâneo associar a figura de Francisco Mignone ao ideal nacionalista e principalmente à sua música para piano solo, sua produção é bem diversificada, compreendendo de obras sinfônicas à ópera, de canções à música de câmara em estilos e tendências estéticas variadas.
A música para flauta de Mignone é um repertório ainda pouco explorado pelos flautistas. Nas obras estão contidas uma enorme variedade de estilos, formas, gêneros e intenções musicais, desde as peças mais elaboradas e profundas até as mais leves e graciosas. Sua música tem melodias luxuriantes e ritmos vibrantes, cheios de vitalidade. A escrita para o instrumento é idiomática e inclui passagens de grande virtuosismo romântico aliadas a elementos da música popular brasileira. Mignone, um compositor de treinamento apurado que conhece bem seu métier, escreve para flauta sempre valorizando suas melhores características, assim como para os outros instrumentos envolvidos neste repertório, fazendo jus à fama de bom orquestrador. A sua predileção pela flauta certamente demonstra a influência de seu pai, Alfério Mignone, mas também aponta para a proximidade do compositor com a música popular brasileira.
Francisco Mignone compôs mais de trinta obras para música de câmara, de duetos a sextetos, entre originais e transcrições, que incluem a flauta transversal.
Alfério Mignone com flauta de madeira, 1945.
A presente antologia de partituras apresenta parte desse repertório, especialmente as obras compostas para flauta e piano, e inclui, seguindo a tendência do compositor, algumas transcrições e adaptações de obras originais para outras formações, feitas especialmente para esta publicação. Portanto, são apresentadas treze obras, em sua maioria em sua primeira publicação. Seis dessas obras são apresentadas também com transcrição da parte de piano para o violão, no intuito de ampliar sua possibilidade de execução e difusão.
A coletânea
Esta coletânea de obras para Flauta e Piano do compositor brasileiro Francisco Mignone contem 3 volumes, e foi elaborada como uma edição prática, para que a música seja objeto de estudo e performance. Procurou-se manter o mais próximo possível do manuscrito, incluindo o layout original de Mignone, como as direções das hastes das notas e os diferentes agrupamentos. O resultado apresentado é fruto de pesquisa realizada na UNIRIO e tem o imprescindível apoio financeiro da FAPERJ, possibilitado pelo Edital de Apoio às Artes de 2012.
Francisco e Alfério Mignone na Rádio Gazeta, 1957.
O trabalho de edição contou com a valorosa contribuição de Lúcia Barrenechea e Clayton Vetromilla. Este produto tem intuito didático ao buscar resgatar obras relevantes da literatura para flauta na música de câmara de Francisco Mignone, tentando contribuir assim para a sua divulgação entre público e músicos interessados em sua performance. Com esta publicação, espera-se ter oferecido uma visão sobre a música para flauta de Mignone e ajudado a promover este variado e pouco freqüentado segmento da música para flauta do século XX.
A antologia "A Música para Flauta e piano de Francisco Mignone foi finalista na Competição de Novas Publicações da National Flute Association nos EUA. Acesse aqui a lista completa.
Ficha técnica
Produção executiva: Sérgio Barrenechea
Projeto Gráfico: Paulo Verardo
Revisão de texto: Edmilson Chagas
Edição das partituras: Sérgio Barrenechea, Lúcia Barrenechea (partes de piano), Clayton Vetromilla (partes de violão)
Agradecimentos:
Maria Josephina Mignone, Anete Rubim, Flávio Silva (FUNARTE), Kamilla Thaís do Nascimento.
O Livro "A Música para Flauta e Piano de Francisco Mignone está disponível para compra.
Encomende o livro "A Música para Flauta e Piano de Francisco Mignone" e receba em casa.