Sérgio Barrenechea

Flautista, professor e pesquisador

 

Atuação artística

 
Sérgio Barrenechea é professor titular de flauta transversa no Instituto Villa-Lobos/UNIRIO, onde também atua nos Programas de Pós-Graduação em Música, PPGM e PROEMUS. Tem se dedicado ao repertório solo para flauta, apresentando obras de compositores brasileiros consagrados como Edino Krieger, Camargo Guarnieri, Edmundo Villani-Cortes, Dawid Korenchendler e Guerra-Peixe, além de primeiras audições de compositores das novas gerações. Realizou recitais de flauta solo como o apresentado em 2015 no festival "Canção da Mata", promovido pelo SESC Amazonas em Manaus, quando foram apresentadas obras de Sigismund von Neukomm, Patápio Silva, Francisco Mignone, entre outros.
 
Seu objeto principal de pesquisa é a música brasileira para flauta, o que o direcionou para um estudo aprofundado da obra de Francisco Mignone. Desta investigação, resultaram a gravação de um CD Triplo e a edição de um livro de partituras com esse repertório, além de diversas apresentações dessas obras em recitais, concertos e programas de rádio e televisão no Brasil e no exterior, como o concerto com a música de Francisco Mignone para flauta e piano, apresentado em 2017 na 45a Convenção Anual da National Flute Association em Minneapolis, MN nos EUA.
 
Atuou como solista com o La Fosse Baroque Ensemble, a Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Jovem de Brasília, a Orquestra Sinfônica da UNIRIO, a Camerata de Esquina, a Orquestra Sinfônica de Goiânia e a Orquestra de Câmara Goyazes. Em 2017, teve a felicidade de estrear a obra "Concertino Noturno" para flauta e cordas de Rodrigo Chiccheli com a Sinfonietta Carioca. Foi primeiro flautista da Orquestra Filarmônica de Goiás e atuou como músico convidado da Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro, da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Cedar Rapids Symphony Orchestra.
 

Sérgio Barrenechea, forma, com sua esposa, a pianista Lúcia Barrenechea, o Duo Barrenechea, desenvolvendo um intenso trabalho camerístico com a formação flauta e piano. Em 2019, o Duo comemora seus 30 anos de atuação musical. O Duo Barrenechea foi contemplado com o Prêmio Circuito FUNARTE de Música Clássica, realizando turnê por 10 cidades brasileiras. Realizou turnês nos EUA, em 2010 e 2012. Em 2012, o Duo Barrenechea realizou turnê europeia. Em 2016, o Duo Barrenechea se apresentou na Universidade de Artes Performáticas de Viena na Áustria, no XXXI Festival Internacional de Flautistas em Lima, Peru e na 44a Convenção Anual da National Flute Association em San Diego nos EUA. Em 2017, o Duo Barrenechea foi convidado a realizar concerto no Toronto Latin Flute Festival no Canadá.

 
Desde 2005, Sérgio Barrenechea tem atuado intensamente como flautista do Quinteto Brasília, em diversas apresentações em Palmas-PR, Londrina e Maringá, Uberlândia, Goiânia e Brasília. O grupo participou do corpo docente do 25º Festival de Música de Londrina (2005), do Festival de Música de Palmas - Paraná (2006). Em 2010, o Quinteto Brasília foi selecionado para a II Feira Música Brasil em Belo Horizonte. Em 2013 e 2014, realizou 130 concertos com o Quinteto Brasília, a convite do SESC, através do Projeto Sonora Brasil em cidades todas as regiões do país. O Quinteto Brasília foi convidado a se apresentar na Comemoração dos 73 anos da FEB na Itália em concertos em Roma, Pistoia, Montese e Porreta Terme, evento promovido pelo Ministério da Defesa e Embaixada Brasileira em 2018.
 
Com intérprete e incentivador da música contemporânea, tem apresentado obras desse gênero, participando dos concertos do Center for New Music de 1997 a 1999, e de várias primeiras audições em várias edições das Bienais de Música Contemporânea da FUNARTE (2007, 2013, 2015 e 2017) no Rio de Janeiro.
 
Gravou os seguintes Cds: Momentos em Paris com o Duo Barrenechea (2008), Quinteto Brasília – Brincadeira a Cinco (2009) e o Cd Triplo A Música para Flauta de Francisco Mignone (2010) com apoio da FAPERJ. e o DVD “Duo Barrenechea – Brasileiríssimo: Encontros (2015)

 

Mantem uma atuação em duo de flauta e violão com seu colega Clayton Vetromilla que inclui em seu repertório obras originais e transcrições, na busca de ampliar as possibilidades expressivas desta formação instrumental. Os principais concertos apresentados foram no Solar do Jambeiro, no Concerto de Aniversário de 321 Anos da Casa da Moeda; no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ; Série UNIRIO Musical, no Museu de Ciências da Terra (DNPM); para o Programa Sala de Concerto da Rádio MEC, no Museu Histórico Nacional e no Centro Cultural Pró-Música de Juiz de Fora.
 

Formação

Sérgio Barrenechea nasceu em Brasília, onde iniciou seus estudos musicais. Foi aluno de extensão da Profª Odette Ernest Dias na UnB e de Silvana Sócrates Teixeira na Escola de Música de Brasília. Concluiu seu bacharelado em flauta na Universidade de Brasília e seu mestrado no Boston Conservatory, EUA, onde foi aluno de William H.Grass. Realizou seu doutorado na University of Iowa, EUA, e teve como tema da sua tese "The Flute Music of Francisco Mignone with an Analysis of the Sonata for Flute and Piano." Nos EUA, teve oportunidade de se apresentar em master-classes de renomados flautistas como Julius Baker, Walfrid Kujala, Carol Wincenc e Keith Underwood.
 
Estudou regência com Orlando Leite, na Universidade de Brasília, e com Attilio Potto, no Boston Conservatory. Teve oportunidade de reger a Orquestra de Câmara Goyazes, a Orquestra Sinfônica de Goiânia, o Coral de Flautas da Universidade de Iowa, a Orquestra da Escola de Música da UFG, a Orquestra Sinfônica da UNIRIO e a Camerata de Cordas Villa-Lobos. Tem atuado como regente responsável pelo projeto de extensão Banda Sinfônica da UNIRIO, organizando os ensaios e orientando os alunos de sopros, percussão e regência do Instituto Villa-Lobos.

 

Atuação pedagógica

Participou do corpo docente, como professor de flauta transversal de várias edições do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (2002 a 2005, 2007 e 2009 a 2011), do 25º Festival de Música de Londrina (2005), do Festival "Inverno em Festa" em Palmas – Paraná (2006), do Festival de Música de Câmara de Caxias do Sul (2008), do 21º Inverno Cultural da UFSJ (2008), do I Festival de Música de Teresina (2009), da Semana de Música da UFRN (2011) e do Festival Unibral (2013), ambos em Natal-RN, dos XI e XII Festivais Eleazar de Carvalho (2009 e 2010) em Fortaleza e do Festival Conexões Musicais-UFF/UNIRIO (2017 e 2018).
 
Foi professor convidado no Departamento de Música da UnB de 2001 a 2002, e professor adjunto de flauta transversal na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor titular de flauta transversal e música de câmara no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, inclusive atuando no Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO.
 
 

Atuação acadêmica

 
Têm orientado um grande números de mestrandos e doutorandos em pesquisas como foco variado como performance musical, música brasileira e o ensino das práticas musicais. Em 1997, editou pela Gráfica da Universidade Federal de Goiás – CEGRAF o livro “Música de Câmara para Flauta”, com obras do compositor goiano Estércio Marquez Cunha. Publicou em 2000 um capítulo, "Valorizando a tradição e a experimentação: a flauta na música de câmara de Francisco Mignone", no livro Três Estudos Analíticos: Villa-Lobos, Mignone e Camargo Guarnieri , editado pelo Programa de Pós-Graduação da UFRGS. Em 2016, publicou a coletânea de partituras "A Música para Flauta e Piano de Francisco Mignone" com a colaboração de Lúcia Barrenechea e Clayton Vetromilla. Para mais informações sobre a produção acadêmica de Sérgio Barrenechea, consulte seu currículo na Plataforma Lattes do CNPq.

Gestão cultural

Atualmente está na direção do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, desenvolvendo um trabalho de incentivo ao fazer musical no âmbito acadêmico. Foi coordenador de dois Programas de Pós-Graduação em Música – strictu-sensu –: o Mestrado em Música da UFG,e o Mestrado e Doutorado em Música da UNIRIO.
Idealizou o Encontro Carioca de Flautas no Rio de Janeiro e foi figura importante na concepção e criação do Festival Conexões Musicais UFF/UNIRIO. Incentivou inúmeros grupos musicais como a Camerata de Esquina, o Quarteto Ômega etc. Mantem o projeto de extensão Música Itinerante da UNIRIO que promove concertos em parceria com o Istituto Italiano de Cultura-RJ, Solar do Jambeiro, CCJF-RJ, Casa do Choro, Museu Villa-Lobos, Igreja Santos Anjos, entre outros.

Entre em contato com Sérgio Barrenechea

Para agendar concertos, master-classes, cursos de curta duração, gravações, ou simplesmente entrar em contato com Sérgio Barrenechea, acesse o formulário abaixo.