O CD Saracoteio de Lúcia Barrenechea apresenta uma seleção de peças para piano de compositores brasileiros das mais variadas tendências e regiões do país, abrangendo uma grande variedade de estilos que demonstra a força da composição musical no Brasil.
Lúcia Barrenechea, encarte CD "Saracoteio", 2009.
Lúcia Barrenechea é professora de piano no Instituto Villa-Lobos da UniRio, solista e camerista. Em duo com seu marido, o flautista Sérgio Barrenechea, mantém desde 1989 o Duo Barrenechea. Neste CD, Lúcia apresenta uma seleção de peças para piano de compositores brasileiros das mais diversas tendências e regiões do país, abrangendo uma grande variedade de estilos que demonstra, segundo a intérprete, a força da composição musical no Brasil.
Sonatina nº 1 e Saracoteio, de Camargo Guarnieri, abrem o disco. A primeira foi escrita em 1928, no início de sua carreira, e tem três movimentos bem contrastantes. Já Saracoteio, que dá nome ao álbum, é uma peça da última fase composicional de Guarnieri, na qual ele demonstra domínio da escrita pianística, numa polifonia de sobreposições de ritmos e harmonias. Também no disco estão Hommage à Chopin, de Villa-Lobos; Suíte Russana e Sertão Central de Liduíno Pitombeira, Testamento, de Caio Senna, e obras de Estércio Marquez Cunha (Estudo, entre outras), compositor goiano e professor, além de Henrique Oswald (Il neige!... e Valse op. 4 nº 1) e Carlos Gomes (Mormorio - Improviso e Niny).
Trechos do encarte do CD por Carole Gubernikoff
Com as obras de Estércio Marquez Cunha, entramos num ambiente inteiramente novo. Compositor goiano, professor da Universidade Federal de Goiás, foi um dos primeiros brasileiros a obter um doutorado em composição musical, título obtido na University of Oklahoma, em 1984. Estudo é uma peça em andamento lento e extremamente despojada, em que são explorados registros e intensidades do instrumento dentro das possibilidades de escalas cromáticas e combinações de intervalos de sétimas, nonas e segundas, maiores e menores. Com a série Músicas para Piano podemos acompanhar sua trajetória desde a de nº 32, composta em 1967 e a mais recente, nº 55, de 2003, dedicada à Lúcia Barrenechea.
Liduino Pitombeira nasceu na cidade de Russas, no Ceará e foi professor de composição da Universidade de Louisiana, nos Estados Unidos, onde se doutorou em 2002. Atualmente, faz parte do corpo docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como intérprete e compositor, Liduino participou de movimentos de música antiga e de preservação da música nordestina. A Suíte Russana, composta em 1992, se relaciona a este período de valorização da tradição regional onde cada movimento se refere a algum aspecto ou local da cidade natal. Sertão Central foi composta em 2004, após o período de formação doutoral e mantém os mesmos interesses pelas questões regionais numa escrita mais abstrata que se refere a diferentes coloridos e momentos do dia.
Caio Senna nasceu em São Paulo, mas se radicou no Rio de Janeiro onde fez sua formação musical. Formou-se na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente é professor na UNIRIO. Testamento é um conjunto de oito estudos, em memória à Wilma Graça, pianista e professora de piano, e dedicados à Lúcia Barrenechea. In Memorian Wilma Graça é uma peça de caráter estático, que emprega apenas dois poliacordes construídos sobre quartas, harmonia característica de Scriabin, distribuídos de maneira suave e permanente ao longo da obra e intercalados por uma nota fixa (si bemol). Em A dama de cabelos azuis, o compositor utiliza uma harmonia extraída de uma peça do compositor Jean-Pierre Caron, que explora as ressonâncias do piano em ataques fortíssimos. Na peça de Caio Senna aquela sonoridade brutal é gradativamente transformada numa explosão de fragmentos que se dispersam até o final.
Repertório do CD
M. Camargo-Guarnieri (1907-1993)
Sonatina nº 1:
I. Molengamente / II. Ponteado e bem dengoso / III. Bem depressa
Saracoteio
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Hommage a Chopin:
I. Nocturne / II. Ballade
Estércio Marquez Cunha (n. 1941)
Estudo e Músicas para piano nº 55, 32, 47 e 50
Liduino Pitombeira (n. 1962)
Suite Russana op. 11:
I. Pedras / II. Ingá / III. Bonhu / IV. Timbauba
Sertão Central op. 84: I. Alvorada / II. Meio-dia / III. Entardecer
Caio Senna (n.1959)
Testamento: I. In Memorian Wilma Graça II. A dama dos cabelos azuis
"Este bem cuidado trabalho traz ainda breves textos analíticos (português e inglês) de Carole Gubernikoff. Para ela Saracoteio “demonstra a força da composição musical no Brasil”. Acrescentamos que este CD demonstra também a força de Lucia Barrenechea, musicista versátil e múltipla, que honra a tradição dos excelentes pianistas brasileiros. Suas idéias musicais são sempre projetadas com muita clareza e com domínio do fluxo temporal dando uma unidade consistente a esse saracoteio estético e pianístico." Sara Cohen (Revista Musica Hodie, vol. 10, nº1, 2010).
Ficha técnica
Gravação: Sala Villa-Lobos IVL/UNIRIO, Rio de Janeiro, 2009
Produção executiva: Sérgio Barrenechea
Edição e Mixagem: Sérgio Barrenechea e Flavio Goulart
CD "Saracoteio" está disponível para compra.
Encomende o CD "Saracoteio" e receba em casa.