Álbum - Pra Piano
Lúcia Barrenechea

 
O álbum Pra Piano de Lúcia Barrenechea apresenta uma seleção de peças para piano de compositores brasileiros das mais variadas tendências e regiões do país, abrangendo uma grande variedade de estilos que demonstra a força da composição musical no Brasil.
 
 
Lúcia Barrenechea, àlbum "Pra Piano", 2024.
 

Pra Piano é um projeto que tem um significado único para mim. As gravações desse álbum foram feitas em casa, durante a pandemia, com a direção musical do Sérgio Barrenechea, incansável apoiador de minhas "empreitadas". Todas as músicas foram transmitidas pela plataforma YouTube, em diferentes eventos. A ideia de lançar essas gravações em forma de EP é uma forma de ressignificar esse período, colocando esse repertório em um novo contexto de meu momento artístico, além de diversificar um pouco a maneira de divulgar nossa música brasileira.
 
No repertório gravado, incluí obras de 3 compositores que já se foram: Henrique Oswald, Maria Luisa Priolli e o saudoso amigo Dawid Korenchendler. E não podia deixar de escolher obras de compositores que admiro e que têm contribuído lindamente com o piano brasileiro: Caio Senna, Claudia Caldeira, Léa Freire, Marcelo Caldi (com quem eu, orgulhosamente, divido uma valsa) e Marcos Lucas. Com esse recorte, a intenção é oferecer um mosaico – dentro de um número infinito de possibilidades – de estilos, sonoridades e pianismos da música brasileira.
 
Agradeço aos compositores que cederam as obras para esse projeto e ao amigo Alexandre Dias por sugerir a gravação das obras de Maria Luisa Priolli. Dedico esse trabalho aos homens da minha vida: Sérgio, Pedro e Miguel.
 
Lúcia Barrenechea, abril de 2024.
 
 
Lúcia Barrenechea é professora de piano no Instituto Villa-Lobos da UniRio, solista e camerista. Em duo com seu marido, o flautista Sérgio Barrenechea, mantém desde 1989 o Duo Barrenechea. Neste álbum, Lúcia apresenta novamente uma coletânea de peças para piano de compositores brasileiros das mais diversas tendências e regiões do país, abrangendo uma grande variedade de estilos que demonstra, segundo a intérprete, a força da composição musical no Brasil.
 
 
Repertório do álbum digital
 
Claudia Caldeira (n. 1974)
Pra Piano nº 1 (1999):

I. Promessa / II. Pranto/ III. Prazer

 
Marcelo Caldi (n. 1980)
Tango (2006)
 
Lúcia Barrenechea (n. 1967) e Marcelo Caldi (n. 1980)
Valsa pro Villa (2022)
 
Caio Senna (n.1959)
Ardo (2021)
 
Henrique Oswald (1852-1931)
Prelúdio (s.d.)
 
Léa Freire (n.1957)
Nove Luas (2007)
 
H. Dawid Korenchendler (1948-2021) (1836-1896)
A última “invenção” de Bachkofiev (2008)
 
Maria Luisa Priolli (1915-1999)
Lundu Carioca e Sonata Fantasia
 
Marcos Lucas (n. 1964)
Something Brazilian for John (2019)
 
Lúcia Barrenechea, piano

O folheto do álbum está disponível em formato pdf. Clique na foto da capa do "Pra Piano" abaixo!

 

 
Escute o álbum "Pra Piano" na sua plataforma preferida.