Comemoração de 30 anos
2019

Concertos, masterclasses e eventos

Esse ano de 2019 é uma data muito feliz, pois a dupla completa 30 anos de atuação. Os concertos programados são parte desta comemoração e apresentam repertório que marcou o duo em várias fases de seu percurso artístico.
 

Concertos

O Duo Barrenechea apresenta o Concerto de Comemoração de 30 anos no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO em 5 de novembro de 2019 na Série UNIRIO Musical.
 
 
O Duo Barrenechea apresenta o Concerto de Comemoração de 30 anos no Instituto de Artes e Design da UFJF em 29 de agosto de 2019.
 
 
O Duo Barrenechea apresenta o Concerto de Comemoração de 30 anos no Centro de Artes da UFF em 18 de agosto de 2019. Exatamente nessa data, há 30 anos atrás, Lúcia e Sérgio se casaram. O repertório escolhido conta um pouco da trajetória desses dois músicos fazendo música e construindo uma vida juntos.
 
duo de flauta e piano Duo Barrenechea com Sérgio Barrenechea e Lúcia Barrenechea
 
Concerto do grupo Prelúdio 21, CCJF-RJ, junho 2019.
O Duo Barrenechea se apresenta com o violoncelista Hugo Pilger na temporada de concertos gratuitos, no Centro Cultural Justiça Federal do grupo carioca de compositores Prelúdio 21. O grupo “Prelúdio 21” é formado pelos compositores Alexandre Schubert, Caio Senna, J. Orlando Alves, Marcos Lucas, Néder Nassaro e Pauxy Gentil-Nunes.
 
trio de flauta, cello e piano com Sérgio Barrenechea, Hugo Pilger e Lúcia Barrenechea
 

A trajetória

Os dois se conheceram em Goiânia em 1988 e se casaram em 1989. Entre 1989 e 1992, o casal morou em Boston nos EUA onde realizaram seus cursos de mestrado, aperfeiçoando sua arte com grandes mestres.
 
Duo Barrenechea em Boston, 1989.
Ao retornar ao Brasil, o casal se restabeleceu em Goiânia, lecionando na Universidade Federal de Goiás e realizando concertos pelo Brasil. Em 1996, eles retornam aos EUA para cursar o doutorado em música na University of Iowa.
 
Apresentacão na passagem de milênio na University of Iowa, 1999-2000.
Desde o retorno do doutorado em 2000, o duo tem atuado também na formação de músicos e pesquisadores em nível de pós-graduação, primeiramente na UFG e posteriormente na UNIRIO, para onde se transferiram em 2006.
 
Concerto na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, 2003.
De volta ao Brasil, o Duo Barrenechea continua atuando incansavelmente. Em 2010, o duo foi contemplado com o Prêmio Circuito FUNARTE de Música Clássica, realizando turnê por 10 cidades brasileiras. O Duo realizou turnês nos EUA, em 2010 e 2012. Em 2012, o Duo Barrenechea realizou turnê europeia com o violoncelista Hugo Pilger, para lançamento do CD triplo “A Música para Flauta de Francisco Mignone”. Em 2016, o Duo Barrenechea se apresentou na Universidade de Artes Performáticas de Viena na Áustria, no XXXI Festival Internacional de Flautistas em Lima, Peru e na 44a Convenção Anual da National Flute Association em San Diego nos EUA. Em 2017, o Duo Barrenechea foi convidado a realizar concerto no Toronto Latin Flute Festival no Canadá.
 
Lúcia e Sérgio, além de músicos com intensa atividade artística, são professores e pesquisadores atuantes no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, que investem na formação de jovens músicos nas áreas artística e acadêmica e em projetos relacionados às práticas interpretativas e à música brasileira.
 
Concerto de abertura do Curso Internacional de Verão de Brasília, janeiro de 2007.
O Duo tem uma especial predileção pela música brasileira erudita e popular. Sua proposta é explorar o vasto repertório para a formação de flauta e piano, incluindo primeiras audições de obras de compositores brasileiros como Dawid Korenchendler, Rodrigo Cicchelli, Vittor Santos, Estércio Marquez Cunha, Arthur Verocai, Alexandre Lunsqui, Rafael dos Santos, Fernando Morais, Liduíno Pitombeira, Sérgio Roberto de Oliveira, Caio Senna, Marcos Vieira Lucas, Neder Nassaro, José Orlando Alves, entre outros.
 
O Duo lançou os seguintes produtos: CD “Duo Barrenechea - Momentos em Paris” (2008), CD Triplo “A Música para Flauta de Francisco Mignone” (2010), DVD “Duo Barrenechea – Brasileiríssimo: Encontros (2015) e o livro de partituras “A Música para Flauta e Piano de Francisco Mignone” (2016).
 
Concerto de lançamento do CD Triplo "A Música para Flauta de Francisco Mignone", Sala Vera Janacopulos, 2011.